Mobile Marketing: saiba como aplicar esta estratégia

Você sabe o que é Mobile Marketing? Vamos te mostrar tudo sobre o assunto e como aplicar no mercado

 

É praticamente impossível conhecer alguém que não possua um smartphone. Podemos dizer que os aparelhos celulares cada dia mais têm se tornado uma extensão do nosso próprio corpo. Seu uso se tornou tão comum entre as pessoas que sua principal função, fazer ligações, acabou ficando em segundo plano com o uso de aplicativos cada vez mais bem desenvolvidos.

O número de usuários de smartphones cresce a cada dia e, cada vez mais, as pessoas usam seus aparelhos móveis como principal fonte de acesso à internet.

 

Mas afinal, o que é o Mobile Marketing?

Os aparelhos móveis como tablets, celulares e smartphones permitem que os usuários interajam com seus amigos e familiares de forma rápida a qualquer momento, onde quer que eles estejam.

Sabendo dessas vantagens, muitas empresas passaram a buscar maneiras para também se aproximar de seus clientes através destes aparelhos móveis, seja para tornar suas marcas mais conhecidas no mercado ou para aumentar o número de vendas.

Nesse contexto o mobile marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias de marketing que buscam aproveitar das características e funcionalidades dos dispositivos móveis, o que permite às empresas entrar em contato com os consumidores para interagir, se relacionar e divulgar informações, produtos, serviços e promoções sobre sua empresa. Investir em Mobile Marketing pode ser uma boa saída para qualquer empresa que queira se destacar no mercado.

 

Por que investir em Mobile Marketing?

Esse segmento tem crescido na mesma velocidade que a demanda por celulares e outros dispositivos móveis. Esses dispositivos tecnológicos estão cada vez mais versáteis, e versatilidade hoje significa também mobilidade. A queda na venda de desktops prova que as pessoas querem estar conectadas a aparelhos que possam ser carregados em qualquer lugar.

Diante deste cenário de crescimento também pode ser notado um fenômeno sociocultural modificado, isso porque checamos nossos aparelhos com uma frequência bem maior do que a alguns anos, isso se dá a praticidade que os aparelhos vêm proporcionando aos usuários, hoje em dia não usamos o celular apenas para nos comunicar, mas também para estudar, nos divertir e entreter, pagar contas, fazer compras, entre infinitas outras funções, isso só prova que o mobile marketing é uma ótima estratégia publicitária para as empresas.

 

Quais as vantagens do Mobile Marketing?

 

• Aparelhos móveis permitem comunicação mais rápida com o público
As pessoas ficam ao lado de seus aparelhos celulares quase o dia inteiro, checando atualizações e notificações diversas vezes ao dia. Essa característica pode ampliar ainda mais a eficiência de suas mensagens o que facilitará a interação com seus clientes e consequentemente a obtenção de resultados. O envio de uma simples mensagem de texto pode informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real.

 

• Geolocalização assertiva
Os smartphones geralmente já possuem o recurso de GPS incorporado, e cada vez mais essa tecnologia de geolocalização fica mais eficiente.
Em consequência disso, possibilitando que seus anúncios e campanhas sejam segmentados para o público específico ao qual está oferecendo um produto ou serviço.

 

• Uso de aplicativos cada vez mais populares entre os usuários
Com o aumento do número de smartphones em todo o mundo, cresceu também o uso de aplicativos para facilitar o dia a dia dos usuários, e muitos desses aplicativos podem ser ótimas oportunidades de negócio para a sua empresa.

Por meio da criação de aplicativos, os usuários que fizerem download do app da sua empresa ou marca, além de gerar lucros, aumentarão sua visibilidade.

Aplicativos como Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp caíram no gosto do público e são usados diariamente seja para se comunicar ou se manter informados. Eles podem ser usados como forma de sua empresa se manter presente no dia a dia de seus clientes, deixando-os cada vez mais perto de você.

 

• Melhore o relacionamento com seus clientes
Como dito no tópico anterior, as redes sociais aproximam ainda mais os clientes da empresa, isso pode servir também para melhorar seu relacionamento com eles. É muito comum que os próprios clientes façam comentários ou enviem feedbacks sobre suas experiências com o produto comprado ou serviço prestado, por isso é importante que mantenha uma boa comunicação, assim poderá gerar fidelização.

 

• Aumente o fluxo de tráfego de seu site de venda
O site mobile é um dos fatores mais fortes de ranqueamento, pois nele é mostrado o impacto da experiência do usuário. Portanto, um mobile unido às técnicas SEO e de bom conteúdo aumentará a quantidade de visitas e, consequentemente, a fidelização de clientes.

 

Confira alguns exemplos de Mobile Marketing na prática

• SMS Marketing
Esta é uma das primeiras estratégias de mobile marketing a ser explorada pelas empresas e ainda é uma das mais importantes, porém certifique-se de que os contatos da sua lista tenha permitido receber mensagens.

Feito isso, você poderá utilizar esse recurso de maneira prática com envio de mensagens de texto, sendo muito útil para manter o relacionamento com os clientes, seja para lembrá-los de datas de pagamento, status de pedidos, envio de promoções, informações sobre últimos lançamentos ou até mesmo para efetuar cobranças.

 

• Faça uso das redes sociais
Os dispositivos móveis de uma forma geral possuem uma ótima interação com as redes sociais.

Garanta a presença de sua empresa em algumas destas redes sociais, explore essa característica e incentive seu público a compartilhar seus conteúdos em seus próprios perfis nas redes. Com uma boa integração de suas campanhas você poderá alcançar um público ainda maior e, assim, conquistar maiores resultados.

 

• Crie páginas responsivas
Não existe coisa pior do que você acessar um site pelo celular e não conseguir localizar o conteúdo facilmente ou então levar tempo demais para carregar a página.
Esse tipo de experiência negativa é um dos principais motivos que fazem um usuário abandonar o website quando acessado pelo dispositivo móvel.

Para entregar a melhor experiência possível, é preciso, então, investir na criação de páginas responsivas. Isso significa que o conteúdo da página deverá se adaptar bem a diferentes tamanhos de telas. E se tratando de mobile marketing, esse é um aspecto fundamental.

 

• QR Code marketing
A tecnologia do QR Code revolucionou a interação entre consumidores e marcas. Com um simples código de barras em 2D, você consegue direcionar o consumidor para uma página específica do seu site de forma rápida e segura.
Por meio de um simples panfleto, por exemplo, você consegue direcionar o consumidor para seu site e fazer com que ele conheça mais sobre a sua empresa, seus produtos ou serviços que oferece.

 

Criar uma estratégia de mobile marketing não é uma tarefa fácil, mas os benefícios que pode gerar para sua empresa são muito grandes. Por isso, conte sempre com a ajuda de profissionais especialistas no assunto.

 

A Marketing SIM é uma agência especializada em marketing digital, que entende todas as necessidades da sua empresa. 

 

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