IGTV: nova ferramenta do Instagram tem recursos inovadores aplicáveis ao marketing digital

 

O Instagram é um aplicativo gratuito e desde sua criação ganhou espaço no marketing digital. Um dos principais atrativos ao app é a aplicação de efeitos e filtros nas imagens. Lançado em outubro de 2010, um ano depois possuía mais de 150 milhões de fotos enviadas por 10 milhões de usuários.

 

Em 2012 o app foi adquirido pelo Facebook e desde então não parou de se renovar. Logo foi criada uma novidade dentro do aplicativo, o Instagram Stories. Trata-se de uma ferramenta da rede social que permite a publicação de fotos ou de vídeos de até 15 segundos. Essas postagens ficam disponíveis por 24 horas e, quando atingido o tempo limite, são apagadas da rede e ninguém mais pode visualizar.

 

E o Instagram não parou por ai, recentemente lançou um novo recurso voltado exclusivamente para vídeos, o IGTV.

 

Como funciona?

 

Criado em junho de 2018, o IGTV é uma ferramenta do Instagram que permite criar vídeos longos de até 10 minutos para usuários comuns e 60 minutos para contas verificadas, essas contas possuem um selo azul ao lado do nome de usuário, é uma maneira de saber que a conta com a qual está interagindo é a presença autêntica de uma figura pública, celebridade, marca ou entidade notável. Diferente dos Stories, os vídeos não são apagados no prazo de 24 horas, ficando disponíveis em seu perfil.

 

O usuário do Instagram pode acessar os conteúdos do IGTV de outras pessoas que segue em ou acessar o ícone da ferramenta no topo do feed e acompanhar o que todo o mundo compartilha.

 

Desde a sua criação, a ferramenta já passou por algumas atualizações, no início os vídeos só poderiam ser postados na plataforma se estivessem na forma vertical, não sendo aceitos conteúdos gravados na horizontal. Isso foi planejado justamente porque já usamos smartphones nessa posição. Sendo utilizada a mesma lógica que acontecia no início do Stories, tanto para fotos quanto para vídeos. Mas depois de um tempo, o Instagram mudou de ideia e passou a permitir também que vídeos na horizontal fossem postados no Stories e no IGTV.

 

Diferentemente do que acontece no Youtube (outra plataforma de compartilhamento de vídeos), o IGTV não possui anúncios em seus vídeos, porém Kevin Systrom, CEO do Instagram planeja liberar propagandas nesta área do aplicativo futuramente, para ajudar criadores a ganharem dinheiro.

 

E o que isso significa?

 

O IGTV veio com a promessa de transformar o modo como assistimos vídeos online. A novidade se tornou cômoda ao usuário, pois não há necessidade de sair do aplicativo para ver o vídeo completo.

 

Essa ferramenta veio como uma ótima oportunidade para empresas e profissionais que já usavam o Instagram como canal para ações de marketing digital. Inclusive, todos os seguidores do seu perfil no Instagram, automaticamente, seguem seu canal no IGTV, já que as contas são interligadas.

 

Se você já aproveitava o Feed e o Stories para fazer vídeos curtos da sua marca, então pense no IGTV como uma oportunidade muito melhor para esse tipo de estratégia.

 

Como os seus seguidores estarão lá também, é mais uma forma de conseguir alcance orgânico. Por enquanto, uma dica é redirecionar para o IGTV os vídeos que já foram feitos para o Instagram, mas o ideal é que você comece a produzir conteúdo específico para esse novo canal.

 

Como tudo ainda é novo, a dica é garantir seu espaço como empresa por lá, assim, conforme o aplicativo for crescendo e mais novidades forem chegando, mais pessoas estarão interessadas em utilizar o IGTV, tanto quem assiste quanto quem publica, e sua marca já estará lá, mais consolidada e com maior tempo na plataforma.

 

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