• Postado em 25/02/2015
  • Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise



    Em reportagem do Portal VGV, Bruno Lessa, da Marketing SIM, ressalta a importância do investimento em marketing e comunicação como movimentador dos mercados e da economia do país. Confira a reportagem na íntegra:


    Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise


    Com a retração econômica apresentada no início deste ano, especialistas comentam a importância do investimento em marketing para as empresas se manterem ativas


    O começo de 2015 não está sendo fácil para todos os segmentos. Com as incertezas econômicas e a confiança do consumidor abalada, grande parte das empresas estão colocando o pé no freio na hora de realizar investimentos, lançar novos produtos no mercado ou até mesmo manter suas ações rotineiras de marketing e fidelização de clientes, buscando se adequar à redução do consumo economia. Mas será que essa é a melhor hora para minimizar os investimentos?

    Segundo o diretor de marketing da Tecnisa, Romeo Busarello, “quando o mercado está ruim, o primeiro corte que se faz é o de marketing. O que não deveria acontecer, porque marketing não é despesa, é investimento. Mas as empresas ainda tem uma visão muito equivocada” – disse em recente entrevista ao Portal VGV.

    E a avaliação do diretor não é singular, mas compartilhada por outros profissionais do setor. Bruno Lessa, diretor da agência Marketing SIM, defende que, em momentos de crise, o marketing deveria ser o primeiro setor a ser valorizado e não cortado. “Em vez de correr para cortar custos imediatamente com o marketing, a empresa deve procurar entender o seu consumidor, suas dúvidas e anseios neste momento que o levam a reduzir o consumo, e em seguida adequar sua estratégia para ir de encontro a estas necessidades. Isso gera uma identificação da marca com o consumidor, o que pode ser muito positivo”, afirmou o executivo.

    Para embasar a opinião, Lessa cita o exemplo de uma grande rede multinacional de supermercados que, durante um período de recessão, mudou sua estratégia para se posicionar como empresa que oferecia “preço baixo, sempre”, em um momento onde o consumidor buscava justamente economizar. “Em vez de suspender investimentos em marketing, eles primeiro buscaram entender o consumidor e depois reforçaram os investimentos nesta comunicação, e assim construíram uma marca forte, lucrativa, com um posicionamento muito claro. E hoje são uma das maiores empresas do mundo”.

    Causas e efeitos: entenda o motivo do recuo de investimentos e onde mais o mercado é afetado

    O primeiro mês de 2015 demonstrou o clima econômico que se instaurou no Brasil, mas foi de grande valia para quem ainda estava em fase de planejamento de marketing e de comunicação. Uma das grandes responsáveis pela freada no consumo é a inflação, que está em torno de 7,14% no acumulado dos últimos 12 meses, bem acima do teto da meta, e que é a principal causa para o aumento dos preços em todos os setores, além de diminuir o poder de compra dos consumidores. Apenas em janeiro o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apresentou variação de 1,24%. Acompanhe a tabela abaixo:





    Segundo o INC (Índice Nacional de Confiança), regido pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), tanto a crise hídrica vivida no país quanto a piora no crédito, também têm contribuído para diminuir a confiança do consumidor.

    Veja o índice de fevereiro de 2015 em IPSOS.

    A nota divulgada no site da entidade afirma que o aumento dos preços de alimentos, além das tarifas de água e energia elétrica, podem ter relação com a queda na confiança dos consumidores. Pessimismo quanto à situação financeira, aumento dos gastos e segurança empregatícia também levam a um menor consumo.







    Sobre a pesquisa da Associação Comercial, feita entre 16 e 31 de janeiro, Rogério Amato, o presidente da ACSP e da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), comenta que “foi uma queda generalizada nas regiões e classes sociais. E pioraram também os indicadores que medem a percepção do consumidor em relação à sua situação financeira, ao seu emprego e ao seu consumo”.

    De acordo com os dados e resultados de pesquisas apresentados acima, a confiança do consumidor está abalada. Assim como as empresas: empregadores e empregados, veem itens básicos de consumo aumentarem.

    Para os executivos só há uma solução: melhorar a administração pública, como forma de melhorar a economia, garantir estabilidade, confiança e tranquilidade para que o consumidor volte a movimentar o mercado. O aumento dos serviços e produtos atrapalhou o planejamento estratégico de 2015 de grande parte das empresas, que foram pegas desprevenidas pelo atual cenário econômico. Mas é imprescindível que as empresas demonstrem que estão em boa formação e tornar este consumidor inseguro em um comprador certeiro. E justamente neste ponto o marketing pode ser um grande aliado.

    Riscos e oportunidades trazidos pela crise

    Outro grande risco – e também oportunidade – que a crise traz é com relação à construção de marca. “Quando as empresas diminuem os investimentos, elas também reduzem a exposição de sua marca e isso acaba contribuindo para que sejam esquecidas – ou menos lembradas – pelo consumidor. Por outro lado, empresas que resolvem aumentar a exposição neste momento, além de se mostrarem ativas, aproveitam a oportunidade do caminho deixado pelas outras marcas e se tornam mais conhecidas, reforçando sua imagem institucional e awareness. Uma vez que a economia apresenta sinais de melhora, estas marcas que investiram durante os períodos de crise serão mais conhecidas e certamente sairão na frente na lembrança do consumidor. Quem enxergar o momento de crise como oportunidade, com certeza sairá mais fortalecido”, afirma Bruno Lessa.

    Entre crises e oportunidades, o fato é que os mercados nunca param. Como a história já mostrou, a atividade econômica é cíclica e eventualmente a demanda e o consumo podem aumentar ou diminuir, mas as pessoas jamais deixarão de consumir, especialmente itens essenciais. Cabe às empresas ajustar o ritmo e saber aproveitar cada lacuna.




    Mais Na mídia



  • 26/07/2017 | Novo livro aborda estratégias de marketing para o setor imobiliário
  • Diante da crise econômica e da instabilidade política que há um bom tempo assolam o país, muitos setores que necessitam da oferta de crédito e da confiança do consumidor - como é o caso do mercado imobiliário - têm encontrado dificuldades para realizar investimentos em marketing e se manterem competitivos em períodos de baixa atividade.


  • 11/07/2017 | Diretor da Marketing SIM em entrevista para o Link de Ideias
  • O quadro Link de Ideias da TV Creci RJ apontou os principais questionamentos dos corretores de imóveis sobre marketing imobiliário tais como “Será que realmente gera resultados?”, “Qual a melhor forma de ser feito?”.


  • 04/11/2016 | Artigo de diretor da Marketing SIM é destaque na revista Painel Imobiliário
  • Com o tema Venda Mais Gastando Menos, o artigo de Bruno Lessa, diretor da Marketing SIM, foi destaque na revista Painel Imobiliário, do CRECI-GO.


  • 01/10/2015 | Bruno Lessa dá dicas de marketing de baixo custo para setor varejista
  • A edição de setembro da revista Dirigente Lojista trouxe uma reportagem com o diretor da Marketing SIM, Bruno Lessa, em que comenta sobre o marketing de baixo custo destinado aos varejistas.


  • 21/07/2015 | Índice afirma que, em tempos de crise, pequenos empresários são os que mais investem
  • O Estadão Projetos Especiais lançou no dia 16 deste mês um conteúdo em comemoração ao Dia do Comerciante. A nota “Crise estimula ‘instinto animal’ do pequeno empresário” mensura a disposição para investimento com um índice criado pela FecomercioSP.


  • 26/05/2015 | Diretor da Marketing SIM palestra em grandes eventos
  • Bruno Lessa, diretor da Marketing SIM, marcou presença em dois importantes eventos do setor imobiliário neste mês.


  • 25/05/2015 | Sistema de personalização de apartamentos desenvolvido pela Marketing SIM é destaque no Estadão
  • Neste domingo (24), o sistema online de personalização de apartamentos desenvolvido pela Marketing SIM ganhou destaque no jornal O Estado de S. Paulo com uma matéria de capa no caderno de Imóveis.


  • 19/05/2015 | Marketing SIM confia no potencial construtivo do Grande ABC
  • O mercado imobiliário tem demonstrado grande avanço nos últimos meses e a Marketing SIM acredita no potencial do mercado regional do setor da construção civil


  • 29/04/2015 | IstoÉ Dinheiro ressalta a importância do marketing em tempos de crise
  • Durante o evento As Marcas Mais Valiosas, Mario Simon, chairman global da consultoria Millward Brown Vermeer, do britânico WPP, falou à revista IstoÉ Dinheiro sobre a necessidade do investimento em marketing como forma de encarar um momento de crise e estar sempre à frente,


  • 25/02/2015 | Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise
  • Com a retração econômica apresentada no início deste ano, especialistas comentam a importância do investimento em marketing para as empresas se manterem ativas


  • 14/11/2014 | Marketing imobiliário é tema de matéria com diretor da Marketing SIM
  • Em reportagem da revista Construindo NE, Bruno Lessa, diretor da Marketing SIM, comentou o marketing destinado ao ramo imobiliário.


  • 14/11/2014 | Construindo o Grande ABC é tema de reportagem no DCI
  • Mesmo duas semanas depois, evento do Construindo o Grande ABC continua gerando assunto na mídia. Desta vez foi com o DCI.


  • 05/11/2014 | Repercussão midiática do Construindo o Grande ABC demonstra sucesso do evento
  • No último dia 29 de outubro, aconteceu em Santo André a edição 2014 do Construindo o Grande ABC. O evento, com realização da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC)


  • 30/07/2014 | Domínio .Globo leva diretor da Marketing SIM à mídia
  • Diretor de tecnologia da Marketing SIM, Ricardo Coelho, explica um pouco sobre a evolução da Web e de seus domínios em matéria para o Vitrine Publicitária.


  • 30/07/2014 | Álbum de figurinhas desenvolvido pela Marketing SIM faz sucesso
  • Mais sucesso do que a ação de endomarketing feita para uma construtora com os álbum de figurinhas de funcionários, só mesmo a repercussão dele na mídia.


  • 30/07/2014 | Nomenclatura de empreendimento é de suma importância
  • Em matéria sobre a nomenclatura dos empreendimentos, o diretor da Marketing SIM, Bruno Lessa, é fonte para a revista Construção e Mercado.


  • 30/07/2014 | Agência está na mídia em vários momentos!
  • Confira abaixo alguns destes momentos em que nossos profissionais e jobs são citados na imprensa, por outras empresas dos setores com que trabalhamos e nas redes sociais.


  • 30/05/2014 | Diretor da Marketing SIM participa da 9ª Conferência Marketing Imobiliário
  • De segunda à quarta ocorreu, em São Paulo, a 9ª Conferência Marketing Imobiliário, no Golden Tulip Paulista Plaza. O evento tem como objetivo aproximar pessoas do ramo e discutir o marketing no segmento imobiliário.


  • 01/03/2013 | Revista dos Correspondentes Bancários
  • Matéria veiculada na revista dos Correspondentes Bancários traz entrevista com Bruno Lessa, diretor da Marketing SIM, sobre a utilização das redes sociais no setor de crédito.


  • 01/07/2012 | Revista Setor Imobiliário
  • A revista Setor Imobiliário deste mês traz uma matéria muito interessante sobre as novas tendências em Marketing para o segmento imobiliário. Em entrevista para a publicação, o diretor da Marketing SIM falou sobre as principais vantagens do uso da internet e das novas tecnologias para facilitar a busca por um imóvel e consequentemente aumentar as vendas.


  • 15/05/2011 | Jornal Estação Notícia
  • O manual do proprietário digital, criado pela Marketing SIM, foi destaque no jornal Estação Notícia, em edição de Maio/2011.


  • 31/03/2011 | Revista Wide
  • Com um visual mais limpo, ágil e fácil de navegar, a versão mobile do site da Construtora MBigucci foi considerada referência no segmento imobiliário, como mostra a edição de março da revista Wide, publicação especializada em internet. De acordo com a publicação, os principais diferenciais do site são: acessibilidade, usabilidade, ferramentas de geolocalização, facilidade de interação e integração com as redes sociais.


  • 08/12/2010 | Grandes Nomes da Propaganda
  • O Programa Grandes Nomes da Propaganda trouxe, em sua edição de 08 e 12 de dezembro de 2010, uma pauta recheada de muitas personalidades. Entre elas, uma entrevista com Bruno Lessa, Diretor da Marketing SIM, falando sobre a empresa que oferece soluções integradas de marketing para seus clientes.


  • 01/08/2010 | Revista Construção e Mercado
  • Revista Construção e Mercado deste mês vem com matéria de CAPA sobre a relação entre clientes X construtoras e incorporadoras nas redes sociais e entrevista com a Marketing SIM.