• Postado em 23/10/2015
  • Construindo o Grande ABC supera expectativas e propõe alternativas técnicas e otimistas para o setor



     

    O otimismo, frente aos desafios que passa o Mercado Imobiliário Regional na atualidade, foi o destaque dos debates da 3ª edição do congresso “Construindo o Grande ABC”. Promovido pela Associação dos Construtores do Grande ABC (ACIGABC) e com organização da agência Marketing SIM, o evento reuniu cerca de 200 convidados entre empresários, representantes de entidades, autoridades municipais e líderes do setor imobiliário.  O congresso ocorreu no dia 22 de outubro, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul.


    De acordo com o presidente da ACIGABC, Milton Bigucci: “Mais do que nunca este é um momento de otimismo, de reanalisarmos o mercado e propormos soluções, focando nas oportunidades e nada melhor do que um congresso como este, com excelente nível técnico que apresentou, para fomentarmos o conhecimento sobre o setor. ”


    O vice-presidente do Interior do Secovi, Flávio Amary, fez a primeira palestra do congresso, apresentando um panorama detalhado do setor no Brasil, passando pela Região Metropolitana de São Paulo e focando na força do Grande ABC. Amary destacou que passamos por uma fase cíclica no mercado, agora em crise, mas que em pouco tempo o crescimento será retomado. “Aqueles que se prepararem melhor neste momento, terão mais sucesso na frente. São nos momentos difíceis que a gente consegue encontrar boas soluções e realizar grandes negócios”, afirmou.  Amary também pontuou que a Região do Grande ABC está indo na contramão da Região Metropolitana de São Paulo e do país, que têm apresentado queda acentuada nas vendas, frente aos lançamentos. “A boa notícia para o ABC é que há um equilíbrio melhor entre lançamentos (22.695 unidades) e vendas (25.707 unidades) e baixa nos estoques, nos últimos 4 anos, o que é muito importante para manter a saúde do mercado e os preços dos imóveis na região”. O vice-presidente do Interior do Secovi/SP também ressaltou a grande demanda por imóveis que ainda existe: “Se compararmos o déficit habitacional, os casamentos e a demanda natural por imóveis, precisaremos fazer 1 milhão de novos imóveis todo ano só para atender a demanda vegetativa e o déficit habitacional”.


    O CEO do ZAP Imóveis, Eduardo Schaeffer, apresentou como é a metodologia do índice Fipe Zap utilizado para demonstrar a média de preço de imóveis no mercado, destacando a região. Ele explicou que o índice se refere exclusivamente a apartamentos residenciais usados. “Ainda estamos estudando o índice de preços de imóveis residenciais novos, que ainda não foi lançado pela complexidade que é e pelo momento atual do mercado, mas é algo que está em andamento”. A ACIGABC fez um pedido para que o ZAP Imóveis cite claramente que os índices se referem aos apartamentos usados para que os preços fiquem mais claros na cabeça do cliente, evitando confusão, cujos preços são bem diferentes. O CEO do ZAP Imóveis elogiou a sugestão e se comprometeu a colocá-la em prática. Schaeffer finalizou seguindo o tom de otimismo do evento:  “Sou também extremamente otimista do quanto a gente pode aproveitar a crise para crescer”, destacou.


    As implicações das Operações Urbanas Consorciadas (OUC) no índice de potencial construtivo e na mobilidade urbana da Região foram debatidas por representantes das Prefeituras do ABCD no painel  “Infraestrutura: o futuro das cidades do Grande ABC”. Mediado por Aparecido Viana, empresário do segmento imobiliário de São Caetano do Sul, o painel contou com a participação da diretora de Obras Particulares da Prefeitura de São Bernardo, Alexandra Jonathas, do chefe de divisão na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema, Paulo Barbosa, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de São Caetano do Sul, Francisco Antônio Soeltl.

    Paulo Barbosa, da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema, representando o prefeito Lauro Michels, destacou a importância de eventos como o “Construindo o Grande ABC” para estimular um desenvolvimento saudável das cidades da região e afirmou que a ACIGABC será bem-vinda nas futuras discussões envolvendo o Plano Diretor de Diadema, dada sua representavidade do mercado imobiliário da região.

    O evento trouxe ainda um workshop técnico, onde Ronaldo Sá, diretor da Imóvel em Ordem e da RSO Assessoria, abordou os desafios na implementação de normas ABNT na construção civil, dentre elas a de desempenho. Ronaldo passou importantes informações sobre como as empresas devem estar atentas às centenas de normatizações a fim de executarem seus projetos obedecendo a todas as legislações. Na sequência, Walter Freitas, da empresa Level Group, abordou o tema “Oportunidades e riscos da Terceirização”, onde mostrou que os tomadores de serviços terceirizados devem estar atentos a princípios importantes para evitar riscos e passivos trabalhistas.


    Para finalizar o dia de bastante aprendizado, uma das palestras mais aguardadas contou com total atenção do público que se manteve em peso até o último minuto. Fernando Magesty, consultor da vice-presidência de Habitação da Caixa Econômica Federal, falou sobre alternativas em crédito e financiamento imobiliário apresentando dados que mostram que, independente do período de ajuste pelo qual passa a economia – e com ela o mercado imobiliário –, existe uma grande demanda por habitação que deve ser atendida. “O site da Caixa continua apresentando números altíssimos de simulações de financiamento imobiliário realizadas diariamente, o que mostra que o interesse por imóvel não diminuiu, muito pelo contrário, e esta demanda está sendo represada e assim que houver a retomada, as empresas precisarão estar preparadas para atendê-la”, afirmou. Fernando Magesty reforçou, ainda, o papel da Caixa como grande fomentadora do mercado imobiliário brasileiro: “A política habitacional continua na parte prioritária do Governo e da Caixa. O nosso esforço é total em promover alternativas de funding para continuar incentivando o crédito imobiliário no país. Além disso estamos investindo em novas tecnologias para simplificar o processo de transação de contratação do financiamento, reduzindo o tempo de registro no ato da venda do imóvel, beneficiando a todos os agentes que participam do mercado”. Confirmando esta orientação, Magesty adiantou que novidades deverão ser anunciadas nos próximos dias referente ao programa Minha Casa Minha Vida e novos aportes financeiros para o crédito imobiliário.


    Otimismo e busca de soluções. Com este sentimento os participantes saíram da edição 2015 do Construindo o Grande ABC, preparados para por em prática todo o conhecimento adquirido e ansiosos à espera da próxima edição. O evento foi uma realização da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), com copatrocínio daItelligence GroupGerdauZAP Imóveis e Five Star, apoio do Secovi-SPInstituto Mauá de Tecnologia, Esteves Metais e C&C Casa & Construção, apoio de mídia do Portal VGVEditora Pini ABC Imóvel.  Mais detalhes sobre o evento, download das apresentações e pré-inscrição para a edição 2016 podem ser realizados em www.acigabc.com.br/construindoograndeabc




    Mais Jobs Recentes



  • 10/11/2017 | Construindo o Grande ABC 2017 reuniu empresários e líderes do setor imobiliário com organização da Marketing SIM
  • “Novos Desafios do Mercado Imobiliário do Grande ABC”, foi o tema do Construindo o Grande ABC 2017, que contou com a organização da agência Marketing SIM


  • 23/05/2017 | Marketing SIM desenvolve novo site para a Construtora Grande ABC
  • A Marketing SIM, agência especializada em marketing imobiliário, executou mais um grande trabalho, desta vez para a Construtora Grande ABC.


  • 01/02/2017 | Marketing SIM cria novo site e identidade visual para a Recon Engenharia
  • A agência Marketing SIM realizou um grande trabalho de construção de nova marca e identidade visual para a Recon Engenharia. A transformação se deu com a criação de um novo logotipo, acompanhado de um novíssimo site, com visual moderno e adequado ao atual posicionamento da empresa.


  • 09/03/2016 | Marketing SIM veicula anúncio no Metrô de São Paulo para a VNW Construtora
  • A VNW Construtora, empresa com mais de 20 anos de atuação no segmento de construção civil, acaba de lançar nova campanha para divulgação de seus empreendimentos na Zona Leste de São Paulo, e a Marketing SIM mais uma vez foi a agência escolhida para executar o planejamento, criação e veiculação das peças publicitárias.


  • 02/03/2016 | Marketing SIM realiza três campanhas de lançamentos imobiliários
  • Consolidando sua atuação em marketing imobiliário, a agência está executando três campanhas simultaneamente para clientes em diferentes partes do Estado de São Paulo.


  • 01/12/2015 | Marketing SIM realiza campanha de lançamento imobiliário para Recon Engenharia
  • A Recon Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 20 anos de atuação, confiou à Marketing SIM a campanha de lançamento do Edifício Corte Real, seu novo empreendimento no bairro Parque das Nações, em Santo André.


  • 03/11/2015 | Grupo WAT renova imagem institucional com criação da Marketing SIM
  • O Grupo WAT, referência nacional em plásticos, acaba de renovar sua imagem institucional com criação da agência Marketing SIM.


  • 23/10/2015 | Construindo o Grande ABC supera expectativas e propõe alternativas técnicas e otimistas para o setor
  • O otimismo, frente aos desafios que passa o Mercado Imobiliário Regional na atualidade, foi o destaque dos debates da 3ª edição do congresso “Construindo o Grande ABC”. Promovido pela Associação dos Construtores do Grande ABC e com organização da Marketing SIM, o evento reuniu cerca de 200 convidados entre empresários, representantes de entidades, autoridades municipais e líderes do setor imobiliário.


  • 02/07/2015 | Marketing SIM cria ação para venda de imóveis em Miami
  • Com o intuito de demonstrar as grandes possibilidades imobiliárias nos Estados Unidos, a Marketing SIM criou uma ação de marketing única para o cliente Vitória Flats.


  • 29/06/2015 | Marketing para o setor náutico: Mocar Vidros veicula anúncio em almanaque do setor
  • Como forma de divulgar o bom trabalho realizado pelo cliente Mocar Vidros - os fornecedores oficiais de vidros da Expedição Oriente, da Família Schurmann - a agência Marketing SIM criou um anúncio para a revista Almanaque Náutico.


  • 17/06/2015 | Marketing SIM organiza stand para Level Group no 8° SETREL
  • A Marketing SIM, agência de soluções integradas de marketing, levou toda sua expertise em feiras e cuidou de toda a organização do stand da Level Group e Fleetcom desde o seu planejamento e montagem até à manutenção e desmontagem, de modo que os representantes das empresas pudessem se concentrar no principal: atender clientes e fechar negócios.


  • 11/05/2015 | Marketing SIM garante sucesso na entrega do Residencial Quinta do Oratório
  • A Marketing SIM comemorou neste sábado um grande sucesso junto à Recon Engenharia, um importante cliente do ramo imobiliário: a entrega do Residencial Quinta do Oratório.


  • 11/02/2015 | Marketing SIM cria novas campanhas para empreendimentos da VNW Construtora
  • A VNW Construtora lançou, em janeiro, dois empreendimentos – Pallazo Ester e Pallazo Mantovani - na Vila Matilde, região da zona leste de São Paulo.


  • 31/10/2014 | Marketing SIM, organizadora do Construindo o Grande ABC 2014, comemora o sucesso do evento
  • Mais do que um dia de congresso, networking e muito conhecimento, o Construindo o Grande ABC 2014 é, antes de mais nada, o produto final de muitos outros dias de trabalho árduo.


  • 14/10/2014 | Residencial Morada das Flores é lançado com preços promocionais
  • Francisco Morato recebe o Residencial Morada das Flores, o empreendimento mais bem localizado da região, que fica no bairro de Chácara Martha e está em fase de construção.


  • 29/09/2014 | Site da VNW Construtora é totalmente reestruturado
  • A VNW Construtora, visando a adequação de seu site a uma nova linha de comunicação que está seguindo, abriu portas para um design moderno e bem estruturado.


  • 26/09/2014 | Recon Engenharia disponibiliza manual do proprietário digital para clientes do Estádio da Luz
  • Sempre que se adquire um imóvel, você recebe o manual do proprietário - documento oficial que a construtora disponibiliza ao proprietário com as especificações técnicas do empreendimento.


  • 24/09/2014 | Marketing SIM acompanha gravação com drones
  • Durante toda a manhã de uma terça-feira ensolarada, a Marketing SIM (www.marketingsim.com.br) acompanhou uma gravação diferente, realizada por drones, comandada pelo Veja Obra (www.vejaobra.com.br).


  • 30/07/2014 | No que trabalhamos nos últimos dias
  • A equipe da Marketing SIM esteve empenhada em diversos trabalhos durante o mês de julho. Confira!


  • 30/07/2014 | Campanha do empreendimento Jardim Diamantina
  • O empreendimento Jardim Diamantina, localizado na cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, contou com anúncio em jornal regional e panfletagem de materiais que promoviam a região e as possibilidades do empreendimento.


  • 30/07/2014 | Terraço dos Bandeirantes: Mais um case de sucesso construído pela Marketing SIM
  • Marketing SIM comemora bons resultados com a campanha criada para o empreendimento imobiliário Terraço dos Bandeirantes.


  • 30/07/2014 | Campanha do empreendimento Office Point
  • Com material arrojado, o empreendimento Office Point, na Vila Mariana, chegou com jornais de distribuição gratuita que falavam sobre as vantagens do bairro. A campanha se iniciou em maio e continua em andamento.


  • 09/06/2014 | Ação de endomarketing transforma colaboradores de construtora em figurinhas
  • Pensando em como criar ações de endomarketing para a Copa, a agência Marketing SIM (www.marketingsim.com.br) trouxe para uma construtora, mais que inovação, uma forma de unir os colaboradores brincando


  • 07/05/2014 | Estratégias de marketing garantem sucesso de empresas no Feirão Caixa da Casa Própria
  • No último final de semana, ocorreu em São Paulo o Feirão Caixa da Casa Própria – o maior no segmento imobiliário do Brasil. De acordo com a organização, o evento reuniu 64 mil pessoas e movimentou R$ 3,5 bilhões em negócios assinados e encaminhados.


  • 25/02/2014 | Marketing SIM faz ação de marketing no aplicativo Waze para Construtora MBigucci

  • 30/10/2013 | Evento organizado pela Marketing SIM reúne lideranças do mercado imobiliário nacional
  • No último dia 29 de Outubro de 2013, a ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) realizou no Hotel Blue Tree Towers, em Santo André, o congresso Construindo o Grande ABC.