A importância do nome de um empreendimento imobiliário

 

Você sabia que a definição do nome de um empreendimento imobiliário pode influenciar diretamente nos resultados de uma campanha? Logo, esta tarefa tão importante deve estar no início de toda estratégia de marketing para o produto imobiliário.

 

Escolher o nome de um empreendimento imobiliário não é uma tarefa tão simples. Diante de tantas palavras já utilizadas, as incorporadoras, construtoras e agências enfrentam um desafio diário para encontrar um nome que seja impactante e que represente bem o produto. Nesta hora, sob a pressão de ser “inovador”, muitas vezes o resultado acaba surtindo um efeito negativo, com nomes confusos e de difícil memorização, tanto que levou o jornal O Estado de São Paulo a veicular uma matéria chamada “Cidade brasiliana de todos os names”, em que mostra que os estrangeirismos dominam nomes de edifícios novos em São Paulo. Outra saída “fácil” encontrada nesta etapa são as homenagens a pessoas e famílias; é comum vermos prédios com nomes como “Edifício José da Silva”, o que não chega a ser necessariamente um problema, no entanto, geralmente se perde a oportunidade de trabalhar conceitos que irão balizar toda a campanha posteriormente.

 

O fato é que um nome forte, de fácil leitura, escrita, memorização e, principalmente, embasado em um bom conceito pode ajudar na ambientação da campanha, definição de estratégias, motivação da equipe de vendas e até mesmo na economia de verba de marketing. Bruno Lessa, diretor da agência Marketing SIM, especializada em marketing imobiliário, listou 10 aspectos a se considerar na definição do nome de um empreendimento imobiliário:

 

1) Prefira nomes que sejam fáceis de falar e escrever

Por mais que sejam bonitas e às vezes passem um tom de requinte, as palavras em outro idioma nem sempre são a melhor escolha. Imagine que muitas pessoas podem ouvir o corretor falar o nome do empreendimento e em seguida procurar na internet por mais informações. Se o nome for difícil de escrever, as chances de o cliente chegar ao local certo são muito menores. Se for difícil de pronunciar, pode acabar espantando pessoas que têm o potencial de compra, mas que se sentiriam constrangidas por não saber falar corretamente o nome do empreendimento.

 

2) Procure adequar o nome ao público alvo

Se você está escolhendo o nome de um empreendimento direcionado ao segmento popular, não é uma boa ideia utilizar nomes em inglês que exijam uma pronúncia apurada ou grafia muito rebuscada. Opte pela simplicidade neste caso. Para um segmento de alto padrão, talvez uma palavra em outro idioma transfira algum atributo de sofisticação que o cliente busca. Porém fique atento à próxima dica.

 

3) Lembre-se de todos os públicos envolvidos na hora de criar um nome

Não se esqueça que, além dos clientes, outras pessoas precisarão falar e escrever o nome do empreendimento. Por exemplo: ao escolher um nome em francês, veja se o corretor de imóveis terá alguma dificuldade na pronúncia, se o departamento financeiro da empresa saberá escrever corretamente, etc.

 

4) Se possível, procure fazer referência ao local

Pesquisas apontam que, ao buscar um imóvel, o item “localização” é primeiro fator a ser avaliado. Portanto, as pessoas não irão procurar o “Empreendimento X”, elas irão procurar um “imóvel na região Y”; a busca se inicia por aí. Imagine que muitas pessoas podem pesquisar na internet pelo nome do local, logo se o nome do seu empreendimento fizer menção à região em que está instalado, as chances de atrair a atenção do cliente são maiores.

 

5) Considere inserir o nome da empresa junto ao nome do produto

Muitas incorporadoras no exterior criaram uma linha de produtos que leva o nome da empresa + o nome do produto. No Brasil, algumas já estão seguindo este caminho. Esta pode ser uma boa estratégia para fixar o nome da empresa e criar um referencial pelo padrão do imóvel, mas também pode ser um risco caso a empresa tenha alguma crise (se um prédio registrar muitos problemas de assistência técnica, por exemplo, são grandes as chances dos demais empreendimentos também serem rotulados como problemáticos), portanto avalie bem.

 

6) Pesquise bastante

Com a quantidade de empreendimentos imobiliários que surgem a cada mês, é difícil encontrar um nome que realmente seja inovador e que nunca tenha sido utilizado. Portanto, para evitar confusões na mente do consumidor, pesquise exaustivamente se já não há empreendimento imobiliário com o mesmo nome, principalmente em regiões próximas.

 

7) Aproveite a oportunidade para engajar equipes

Escolher o nome de um edifício pode ser uma boa oportunidade para uma ação de endomarketing. Já pensou em criar um concurso dentro de sua empresa e premiar o colaborador que sugerir o melhor nome? Outra possibilidade é utilizar as mídias sociais e criar um concurso para engajar o público em geral, oferecendo uma premiação. Isso já cria um buzz em torno do produto, desde o início.

 

8 ) Nome não é tudo, é só uma parte

Assim como uma pessoa, o nome ajuda a identificar e diferenciar um dos outros, mas há muitos itens que compõem a personalidade única de cada um. Nos empreendimentos imobiliários é igual. Portanto, lembre-se do posicionamento do produto, suas características técnicas, da linguagem que será utilizada em toda a comunicação e na imagem da marca. Cuidado com as inadequações. É preciso pensar de forma integrada, pois ao final é o conjunto de todos estes itens que será comunicado ao cliente.

 

9) Faça uma enquete antes de adotar o nome

Após ter decidido o nome, reúna os perfis de pessoas que serão impactadas pelo empreendimento (potenciais clientes, colaboradores, corretores, etc) e faça uma enquete para verificar se o nome é ou não adequado.

 

10) “Menos é mais”

Na dúvida, opte pelo simples e óbvio. As chances de errar são menores.

 

Bruno Lessa é publicitário e pós-graduado em Marketing pela USP. É diretor da Marketing SIM (www.marketingsim.com.br), agência de soluções integradas de marketing baseada em São Paulo que atende clientes de diversos segmentos e editor do Portal VGV (www.portalvgv.com.br).