Faltam 90 dias para o fim do ano. Veja 7 dicas para vender mais


O fim do ano está se aproximando. Dentro de algumas horas, entraremos oficialmente no quarto e último trimestre. Enquanto muitos lamentam um ano praticamente perdido, nós lançamos um desafio: o que você vai fazer com 25% do tempo que ainda resta em 2015?

Sabemos que este tem sido um ano bem difícil para as empresas, com grandes desafios. No entanto, em vez de olhar as dificuldades dos trimestres passados, preferimos enxergar a oportunidade do trimestre atual e extrair dele o máximo de resultado capaz de transformar nossos negócios. Se você também prefere a visão positivista, veja abaixo algumas dicas que podem lhe auxiliar:

1) Não perca mais tempo
Não espere mais para colocar planos, ideias e campanhas em prática. Ficar só observando e aguardando a crise passar não vai resolver nada. É preciso atitude. Tire aqueles projetos da gaveta e comece a agir. A hora é agora e a retomada começa com os corajosos.

2) Defina seus objetivos e trace uma meta clara para cada semana do trimestre
Quanto você precisa vender neste fim de ano? Comece definindo claramente o que você quer em termos de faturamento e novos clientes. Depois disso, defina metas gradativas para poder acompanhar o resultado atingido e mensurar o retorno do seu trabalho.

3) Faça campanhas de marketing focadas em públicos específicos
Da mesma forma que você dividiu sua meta em etapas, divida o seu público-alvo em pequenos grupos de clientes e faça ações de marketing para atingir cada um destes grupos. Procure entender a fundo as suas necessidades, disponibilidade, entre outros, e foque sua mensagem nele. Mostrando que conhece bem o seu cliente, com certeza ele lhe dará mais atenção e as chances de fazer negócio com você são maiores.

4) Aproveite a oportunidade de relacionamento para se aproximar de seu cliente
De hoje até o fim do ano, temos diversas datas comemorativas que podem ser usadas em ações de relacionamento. Aproveite-as para trazer o seu cliente para perto de você. Um comércio, por exemplo, pode criar atividades para os pais levarem os filhos no Dia das Crianças e, enquanto isso, tem a oportunidade de demonstrar sua marca e seus produtos.

5) Faça ações cooperadas com outras marcas
Se unir a uma (ou mais) empresas de segmentos diferentes que têm o mesmo público-alvo pode fazer com que uma campanha fique muito mais atrativa, chame mais a atenção do consumidor e o melhor: custe bem menos. Estabelecimentos de uma mesma localidade (restaurantes, lojas, academias, etc) podem criar uma campanha publicitária conjunta ou se juntar para realizar um evento no bairro/região e, com isso, atrair clientes a um custo baixo.

6) Vá até o seu cliente onde ele está
Em vez de esperar o consumidor chegar até sua empresa, considere ir até onde ele está ou faz uso do seu produto. Por exemplo, se você é uma empresa de produtos esportivos, crie ações de exposição do seu produto em parques, ginásios ou outros locais onde o consumidor que de fato utiliza o produto está.

7) Use e abuse do marketing digital
O marketing digital e a publicidade online são essenciais pois permitem tudo isso acima. Além de atingir públicos específicos, com alto grau de segmentação, ele vai de encontro direto ao seu cliente na hora em que ele está mais disponível para receber a mensagem, tudo a um custo muito baixo. Aproveite a oportunidade para otimizar seus investimentos e se fazer presente onde o seu cliente está.

90 dias pode ser pouco ou muito. Tudo depende da sua capacidade de agir. Pense grande, comece pequeno e aja rápido. Mais do que nunca, é hora de arregaçar as mangas e fazer acontecer! Conte com a Marketing SIM para lhe ajudar: (11) 2924-5575 ou [email protected]