Tecnologia: uma importante aliada da comunicação interna nas empresas

Hoje em dia, a comunicação interna nas empresas é mais do que um detalhe, mas um item essencial para o bom andamento da organização. Funcionários bem informados, engajados e motivados desempenham melhor suas funções e contribuem mais para o resultado do negócio como um todo. Mas como organizar a comunicação interna para que seja inovadora e atinja o seu objetivo? Que ferramentas usar? Quais assuntos abordar? Estas perguntas têm sido o desafio dos profissionais da área.

Passado, presente e futuro da comunicação interna

A história da comunicação interna nas empresas é longa. Desde os antigos memorandos e lousas, muitas transformações ocorreram ao longo dos tempos. Atualmente, em escritórios corporativos, a maior parte das pessoas geralmente trabalha em frente a um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Justamente por isto hoje praticamente todos os informativos fazem uso deste canal, sendo veiculados por e-mail ou pela intranet. No entanto, não se pode esquecer aqueles colaboradores que não estão em escritórios ou nem sempre têm acesso a computadores. Neste ponto, o jornal mural ainda é muito utilizado para organizar as informações e manter todos em dia com os ideais e as novidades da empresa e do mercado em que se atua. Porém, com o avanço da tecnologia, já há novas modalidades para se atingir mais colaboradores de forma inovadora, simples e com baixo custo: através de uma web TV Corporativa.

Uma web TV corporativa representa a união de todas as mídias geralmente utilizadas na comunicação interna, pois une tecnologia, acesso à informação e abrangência. Através de TV´s de LCD ou plasma instaladas em pontos estratégicos da empresa (seja nos escritórios ou até mesmo em plantas fabris), um sistema exibe breves frases e imagens inseridas pelo próprio RH ou departamento de comunicação interna das empresas, veiculando conteúdo de interesse dos colaboradores e da organização. Além disso, é possível intercalar as mensagens de comunicação interna com conteúdo de utilidade pública (previsão do tempo, data e hora certa, notícias de economia do Brasil e do mundo, além de informações sobre o mercado em que a empresa atua). Outro uso bastante comum para a TV Corporativa é para veicular em tempo real as metas da empresa, mantendo todos informados e focados no resultado comum à organização.

Uma das maiores vantagens da web TV Corporativa é justamente a atualização. Para uma empresa que possui várias filiais, é uma excelente forma de se comunicar com todos os escritórios de forma rápida – e velocidade às vezes pode ser essencial para o negócio. Como o sistema funciona 100% via internet, é possível que uma informação seja inserida em São Paulo, por exemplo, e automaticamente exibida nas unidades espalhadas por qualquer lugar do Brasil e do mundo.

No geral os principais assuntos devem ser de interesse do colaborador e da organização. Divulgar novidades sobre os benefícios, novas normativas, grandes conquistas da empresa e de alguns colaboradores, além de ser informativo, também ajuda na motivação do trabalhador.  A TV corporativa também é um bom espaço para divulgar ações e campanhas da empresa.

Empresas já enxergam os benefícios desta ferramenta

Atenta a esta necessidade do mercado e sempre com foco em inovação, a agência Marketing SIM criou a ferramenta Mídia Digital SIM (www.midiadigitalsim.com.br) para esta finalidade e, atualmente, utiliza este serviço em seu escritório, além de licenciar a tecnologia para alguns clientes, como é o caso da construtora MBigucci que usa diariamente para informar seus colaboradores sobre as novidades da empresa, andamento das obras e atingimento das metas.

Outra grande empresa que está implementando o sistema Mídia Digital SIM é a Level Group, que possui escritórios em São Paulo, Recife e Lima, no Peru. Mais do que uma ferramenta de comunicação, na Level o serviço faz parte da estratégia de gestão da companhia e será utilizado para atualizar os colaboradores sobre os indicadores dos serviços prestados aos clientes, mantendo assim um alto nível na entrega de resultados, além de mantê-los informados sobre os mercados em que a empresa atua.

O sistema Midia Digital SIM também pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada empresa ou segmento de mercado, como é o caso de uma versão específica para imobiliárias, integrado ao Portal VGV.

Diante de tantas possibilidades, as empresas já enxergam o uso da tecnologia na comunicação interna muito além de mais uma forma de enviar mensagem, mas sim como uma ferramenta estratégica essencial para trazer resultados aos negócios.