Reforço de marca em datas comemorativas é explicado pelo Vitrine Publicitária

Em entrevista ao portal Vitrine Publicitária, o diretor da Marketing SIM, Bruno Lessa explica como as datas comemorativas podem ser uma boa pedida para quem deseja mudar ou reforçar a marca de sua empresa. Segundo ele, a jogada é certeira mas deve ser organizada juntamente com com uma equipe de marketing especializada. Confira a matéria na integra:


Mais do que uma jogada de marketing, aniversários humanizam a marca e a empresa

Frequentemente o Vitrine Publicitária recebe informações sobre alguma mudança em marca, logomarca, comunicação visual ou até o reposicionamento de uma empresa ou instituição. E, frequentemente, isto acontece em datas comemorativas, como os aniversários. Mas, esta jogada é certeira?

Mais do que certeira, o atrelamento de uma data especial para a empresa com alguma mudança é quase que como um presente a empresa, algo que a trás muito perto da humanização. Segundo Bruno Lessa, diretor da Marketing SIM – uma agência de soluções integradas de marketing, “uma marca deve ser a representação visual de tudo o que a empresa é. Ela deve espelhar o posicionamento da empresa, por este motivo, é importante estar sempre atualizada com os princípios, valores, atributos e, principalmente, falar a mesma língua de seu público-alvo”.

Por tudo isto, mudar uma cor da logomarca é, de fato, algo muito mais complexo do que delimitar o tipo de traje que os funcionários devem usar, ou qual será a política de reciclagem da empresa. Mexer na comunicação visual é a representação do que a empresa acredita, prega e de seu valor, diante do mercado.

“A sociedade de consumo está sempre em evolução, as pessoas mudam seus hábitos, os produtos mudam, e as marcas devem estar sempre atentas a este movimento para saber se também precisam se atualizar e continuar dialogando corretamente com os seus públicos de interesse”, explica Bruno, lembrando que todo este pensamento deve ser orquestrado em conjunto a uma equipe de marketing especializada. Com o apoio assertivo de uma agência ou departamento de marketing, encontrar o caminho certo é sempre mais simples.

Mas, além de saber como mexer, outro ponto importante é saber quando propor ou apresentar tal mudança. E para isto usamos como exemplo a Funcesp, que ao comemorar seus 45 anos, apresenta a modernização de sua marca institucional. Em depoimento, a instituição, por meio de seu diretor-presidente, afirma que “a Funcesp vem passando por um processo de modernização nos últimos anos, que incluiu a reestruturação da nossa comunicação e melhorias em nossos produtos, processos e na gestão da entidade”, explica Martin Glogowsky, diretor-presidente da Funcesp. “Precisávamos de um símbolo que acompanhasse essas mudanças e o novo conceito de comunicação que adotamos”, complementa o executivo.

Bruno Lessa explica que “uma boa ocasião para promover uma atualização (ou até mesmo uma mudança) de marca, é aproveitar alguma data comemorativa como o aniversário da empresa, data de lançamento de algum produto, prêmio conquistado, etc – assim como a Funcesp. Aproveitar a atenção que o evento em si já traz para mostrar aos seus stakeholders o quanto a empresa está atualizada e procurando se manter na vanguarda”. Além da demonstração midiática desta modernização, Bruno afirma que é importante mostrar a quem trabalha diariamente dentro da instituição, a importância e o processo que esta mudança representa.