Brindes e ações de final de ano ajudam a fidelizar clientes

Mais do que lembrancinhas, ações devem ser pensadas como forma de tornar a marca uma referência para o consumidor

Já estamos quase no último trimestre do ano. Passamos do meio do ano e nos aproximamos cada vez mais das possíveis cobranças de final de ano. Para as empresas começam as preocupações quanto ao que apresentar para os seus clientes como bons brindes e também nos cai a missão de lembrar sobre a importância de cotar e encomendar os brindes com antecedência.

Dar brindes não significa fazer um saco de canetas, por exemplo, e sair distribuindo, a escolha deve ser seletiva e feita com critérios. Cada cliente deve ser trabalhado de forma única. A empresa deve analisar o perfil de seus clientes e isto deve ser representado no objeto que for escolhido como forma de brinde. Um exemplo padrão é, para os clientes mais antigos, optar por algo simples e objetivo, já que a tradição de comprar ali já está incutida nesta pessoa. Para um cliente novo ou até mesmo para um cliente que deseja conquistar, vale um investimento maior, já que o intuito é cativá-lo (ou mesmo atrair).

A sacada da ação está na importância que cada empresa dá para a distribuição dos brindes, se pensada e trabalhada de uma forma objetiva e não somente como um dos clichês de finais de ano, pode trazer bons resultados. A estratégia deve ser muito bem traçada, para que os frutos colhidos sejam maiores do que os investimentos realizados nesta ação. Tudo deve ser trabalhado como um meio de aproximar e criar vínculo com o cliente para o próximo ano.

Lembrando que, os critérios para a escolha do brinde pode dizer muito sobre a empresa, o ideal é que a lembrança seja algo relacionado à cultura ou as atividades realizadas pela empresa durante o ano ou até mesmo de uma parceria feita com o cliente, já que a exclusividade é um dos pontos fortes dessa ação. E nunca esqueça dos prazos: solicitações à agência de publicidade e propaganda ou marketing devem ser feitos com antecedência, para que nenhum brinde seja esquecido e que o resultado final seja tão agradável quanto o retorno de cada cliente ao seu estabelecimento.

Pensando nisto, a Marketing SIM (www.marketingsim.com.br), agência especializada, que neste ano teve grandes cases de sucesso com brindes e premiações, como o álbum de figurinhas feito com fotos dos funcionários de uma construtora, oferece diversas soluções em brindes a ações de fidelização de clientes para o final do ano. Atuando, desde a criação de campanha estratégica, até a execução da criação de arte e campanha e evento de distribuição aos seus funcionários e clientes. Entre em contato para mais informações: (11) 2924-5575 ou [email protected]