Sua empresa já está preparada para a Copa?

Estamos há 27 dias da Copa. Agora é a hora de torcermos pela nossa seleção e para isso as empresas precisam se preparar. Os jogos acontecem em 12 cidades brasileiras, em diferentes horários. Para tornar a comemoração ainda mais divertida em sua empresa, é importante investir em ações corporativas, principalmente de endomarketing.

Todos somos apaixonados pelo verde e amarelo e quando ele aparece em camisetas ou acessórios, o coração bate mais rápido.  Para deixar o clima ainda mais descontraído durante os jogos, podem ser feitas diversas ações, tanto para o público – buscando valorizar e criar identificação com a imagem da empresa -, quanto para motivação da equipe interna ou de vendas. Como, por exemplo:

 

        1.       Escala de dispensa: É importante comunicar os colaboradores sobre a dispensa ou escala de funcionários durante os dias de jogos do Brasil, além da abertura e fechamento do evento, para evitar desfalques na equipe. Prevendo que o trânsito na cidade estará prejudicado e todos querem chegar em casa a tempo do apito inicial. Todos devem ser avisados com antecedência.

 

2.       Brindes para funcionários: Este é um excelente momento para motivar a sua equipe. Os funcionários se sentem valorizados quando a empresa investe em ações para ele, sem interesses comerciais e, literalmente, vestem a camisa. Exemplos de ações: distribuir alguns brindes como: camiseta verde/amarela, boné, squeeze e bandana  personalizadas com logo da sua empresa, e até alguns mais simples como vuvuzela ou corneta, martelo inflável, mini bola, bandeira, etc. Outra ideia é criar ações para premiar com brindes melhores, conforme a produtividade. Como, por exemplo, bolas ou mochilas.

 

3.       Brindes para clientes: Além de motivar os funcionários, uma ação importante é a distribuição de brindes aos clientes, para fidelizar sua empresa. Exemplo: squeeze verde/amarelo personalizado.

 

4.       Ações durante os jogos: Para empresas que não irão dispensar seus funcionários, uma opção é criar ações para que eles assistam aos jogos na própria empresa. Instalar TVs nas salas de reuniões, pendurar bandeirolas, decorar as salas com bandeiras, algumas vuvuzelas – para comemorar os gols -, e servir pipoca e refrigerante, já são suficientes para integrar e motivar a equipe que não poderá ser dispensada.

 

5.       Divulgação: E não se esqueça dos posts em redes sociais. Neste momento é importante mostrar a brasilidade e não os interesses comerciais, para não parecer oportunismo.

 

6.       Cuidado com as regras: A Fifa protegeu o uso de alguns termos, que são exclusivos para os patrocinadores do evento, principalmente em divulgações publicitárias. Fique atento a eles ao criar suas campanhas. Para aproveitar o momento e evitar problemas, conte com o suporte profissional de uma agência de marketing ou publicidade.

 

Se você vai dispensar a equipe em todos os jogos do Brasil, veja aqui quais são as datas definidas e prováveis.

 

Jogos do Brasil

 

Oitavas de final

Onde

Quando

 

Belo Horizonte

28/06/2014 13:00

São Paulo

12/06/2014 17:00

 

ou

Fortaleza

17/06/2014 16:00

 

Fortaleza

29/06/2014 13:00

Brasilia

23/06/2014 17:00

     
         

Quartas de Final

 

Semi Final

Fortaleza

04/07/2014 17:00

 

Belo Horizonte

08/07/2014 17:00

Ou

 

ou

Salvador

05/07/2014 17:00

 

São Paulo

09/07/2014 17:00

         

Final

     

Rio de Janeiro

13/07/2014 16:00

     

Ou

     

Brasilia

12/07/2014 17:00

     

 

 

Já para definir a escala em função dos jogos que acontecem na sua cidade ou dos times escalados, utilize a tabela abaixo.

Vamos nos divertir e comemorar!